Home

Agenda

Narrações

Espetáculos

Prêmios

Publicações e CDs

Palestras e Oficinas

Projetos Especiais

Imprensa

Trajetória

Contato


 
Imprensa
Imprensa
 
Currículo de Ana Luísa Lacombe
Currículo de Ana Luísa Lacombe




Texto em PDF

Ana Luísa Lacombe é atriz, contadora de histórias, escritora e figurinista. Carioca, radicada em São Paulo, atua desde 1980 como atriz e, com o passar dos anos, foi ampliando sua área de atuação. Desde 2002 vem se interessando e pesquisando o trabalho de narração de histórias associando-o à sua experiência no teatro.

Em 2003, montou o espetáculo "Fábulas de Esopo" com o qual ganhou o Prêmio APCA de Melhor atriz 2003 e teve três indicações para o Prêmio Coca-cola. Assim surgiu a Cia Faz e Conta.

Em 2006 estreou "Lendas da Natureza". Com o espetáculo conquistou: o Prêmio APCA de Melhor Atriz, Prêmio Coca-cola Femsa de Melhor Atriz e no 10º Festival Nacional de Teatro de Americana os prêmios: Melhor Espetáculo, Melhor atriz e Melhor direção.

Em 2008 estreou o terceiro espetáculo da trilogia: "O Conto do Reino Distante" ganhador do Edital de Montagem inédita de teatro do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, do Prêmio APCA de Melhor Atriz 2008 e indicada como finalista no Prêmio Femsa Coca-cola como Melhor texto e Melhor Atriz.

Em 2010 e 2011 realizou o Projeto Trilogia Faz e Conta no Tucarena em São Paulo e em turnê pelo interior de São Paulo: uma mostra de seu repertório teatral e uma série de palestras oferecidas em diversas instituições sobre A Arte de Contar Histórias, através do patrocínio do PROAC ICMS do Governo do Estado de São Paulo e da Lei Rouanet do Governo Federal.

Em 2012 através do Edital PROAC de gravação do primeiro CD lançou seu CD "Canções do Faz e Conta" que tem direção musical de Natan Marques, que deu origem ao espetáculo musical de mesmo nome.

Em 2014 estreou o espetáculo "As Três Penas do Rabo do Grifo" montado através do edital PROAC de montagem inédita 2014. Ganhador dos Prêmios APCA de Melhor Espetáculo de Contação de Histórias e Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem de Melhor Atriz. Além das indicações neste mesmo prêmio para Melhor Texto adaptado e Categoria Especial para Betinho Sodré pela sonoplastia e percussão.

Em 2016 estreou "A Cartomante" à partir da obra de Machado de Assis, no Teatro Viga.

Atuou como contadora de histórias no INCOR e no GRAAC através da Associação Arte Despertar, onde também foi responsável pela redação do capítulo sobre narração de histórias do Manual de capacitação editado por esta instituição. Atuou também na neurologia infantil e na Assistência Social com público de terceira idade do Hospital das Clínicas como voluntária.

Foi curadora de 2005 a 2013 do projeto "Sipurim - Hora da História" e do "Encontro de Contadores de Histórias" do Centro da Cultura Judaica.

Atuou como contadora de Histórias na AACD por dois anos produzindo um livro com as crianças lançado em 2013.

É professora e depois coordenadora do Curso de Formação de Contadores de Histórias da Biblioteca Municipal Hans Christian Andersen. É professora de narração de histórias da Pós graduação em Educação Musical na Faculdade Cantareira e na pós-graduação Abordagens poética, literária e performática da Arte de Contar Histórias. FACON (Faculdade de Conchas).

Publicações
"Acender Um Fogo - O Jogo e o Teatro na Escola";
"A Árvore de Tamoromu" (ganhador do Prêmio de Melhor Reconto pela FNLIJ);
"Teia de Experiências - Reflexões sobre a Formação de Contadores de Histórias" (organização) e
"Era Uma Vez na AACD..." (ganhador da medalha de bronze no XI Prêmio ANATEC).

Em 2015 lançou "Pedalando, Pedalendo, Pedalindo" e "Quanta história Numa História!" ganhador do PROAC Edital para edição de publicações do Governo do Estado de São Paulo.

Em 2016 , lançou o livro "Mudanças" e o conto "Eu, Lobo" em vídeo, ganhador do Edital PROAC para criação literária.

 





 
facebookyoutubesoundcloud