Trajetória


trajetoria01

Ana Luísa Lacombe é atriz, contadora de histórias, escritora, produtora, figurinista, graduada em Licenciatura em Artes Visuais com especialização Lato Sensu em Literatura Brasileira e Narração Artística em Contexto Urbano.

Nos palcos desde 1980, a partir de 2002 iniciou a pesquisa na narração de histórias associando-o à sua experiência no teatro.

Em 2003, fundou sua Cia Teatral Faz e Conta com a qual montou 7 espetáculos que receberam vários prêmios: “Fábulas de Esopo” (Prêmio APCA de Melhor atriz 2003); “Lendas da Natureza” (o Prêmio APCA de Melhor Atriz, Prêmio Coca-cola Femsa de Melhor Atriz; “O Conto do Reino Distante” (Prêmio APCA de Melhor Atriz 2008); “Canções do Faz e Conta” (Edital PROAC de gravação do primeiro CD que deu origem ao espetáculo musical); “As Três Penas do Rabo do Grifo” (Prêmios APCA de Melhor Espetáculo de Contação de Histórias e Prêmio São de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem de Melhor Atriz); para adultos criou “A Cartomante” à partir da obra de Machado de Assis e “1001 Noites – Budur e Camaralzaman”.

Atuou como contadora de histórias no INCOR, GRAAC e Hospital das Clínicas.

Foi curadora de 2005 a 2013 do projeto “Sipurim – Hora da História” e do “Encontro de Contadores de Histórias” do Centro da Cultura Judaica.

Atuou como contadora de Histórias no escolar da AACD por dois anos (2010 e 2011) produzindo um livro com as crianças lançado em 2013.

Professora e coordenadora o Curso de Formação de Contadores de Histórias da Biblioteca Municipal Hans Christian Andersen de 2008 a 2022.

Professora pós-graduação Narração Artística (Contar Histórias) FACON realizada n’A Casa Tombada.
im_verb_vagner.jpg
Viajou por várias cidades do país contando histórias, ministrando cursos, palestras e workshops sobre a arte de contar histórias. Dentre as instituições estão: Fundação Bradesco (Tocantins e Campo Grande), Universidade Federal do Pará, Pró-saber São Paulo, Feira do Livro de Porto Alegre, bibliotecas de mais de 50 cidades, dentre muitas outras.

Autora convidada da Flipinha 2016 apresentando-se em mesas e narrações de histórias.

Publicações:
“Acender Um Fogo – O Jogo e o Teatro na Escola”;
“A Árvore de Tamoromu” (ganhador do Prêmio de Melhor Reconto pela FNLIJ);
“Teia de Experiências – Reflexões sobre a Formação de Contadores de Histórias” (organização) e
“Era Uma Vez na AACD...” (ganhador da medalha de bronze no XI Prêmio ANATEC).

Em 2015 lançou “Pedalando, Pedalendo, Pedalindo” e “Quanta história Numa História!” ganhador do PROAC Edital para edição de publicações do Governo do Estado de São Paulo.

Em 2016, lançou o livro “Mudanças”. Em 2022 lançou "Fadas, Bruxas e Aventureiras" escrito em parceria com Penélope Martins.

Em 2023 lançou "Onde Mora o Lobo?" e "Mergulho na História - BarbAzul"

 
© 2024 - Cia Faz e Conta - Todos os direitos reservados